Murilo Mendes, poeta crítico: o infinito íntimo (2023)
Catálogo realizado em virtude da exposição “Murilo Mendes, poeta crítico: o infinito íntimo” (2023) com curadoria de Lorenzo Mammì, Maria Betânia Amoroso e Taisa Palhares.
O Catálogo Murilo Mendes, poeta crítico: o infinito íntimo foi realizado em ocasião da exposição homônima ocorrida no MAM São Paulo de 05 de setembro de 2023 a 28 de janeiro de 2024.
A exposição com curadoria de Lorenzo Mammì, Maria Betânia Amoroso e Taisa Palhares apresentou uma retrospectiva da vida do crítico de arte, colecionador, organizador de exposições e poeta, Murilo Mendes. A partir da divisão em três blocos, o público pôde entender a trajetória deste poeta que se tornou uma das figuras mais influentes da vida artística brasileira.
A publicação apresenta textos críticos e ensaios sobre a importância de Murilo na modernidade, destacando sua capacidade de transformar a linguagem e a estética em experiências visuais e literárias inovadoras.
Ficha técnica
Realização: Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM São Paulo)
Textos: Aloísio Arnaldo Nunes de Castro e Fabiano Cataldo de Azevedo, Elizabeth Machado e Cauê Alves, Giulio Carlo Argan, Lorenzo Mammì, Maria Betânia Amoroso, Mario Pedrosa, e Taisa Palhares.
2023 (ed. única)
209 páginas
24 x 18 x 2 cm
Edição bilíngue: português/inglês
ISBN: 978-65-84721-10-4