Mãos: 35 anos da Mão Afro-brasileira (2023)
Catálogo realizado em virtude da exposição “Mãos: 35 anos da Mão Afro-brasileira” (2023) com curadoria de Claudinei Roberto da Silva.
O Catálogo Mãos: 35 anos da Mão Afro-Brasileira foi realizado em ocasião da exposição homônima ocorrida no MAM São Paulo de 20 de outubro de 2023 a 03 de março de 2024.
A mostra com curadoria de Claudinei Roberto da Silva celebrou os 35 anos da exposição realizada por Emanoel Araújo no Museu de Arte Moderna de São Paulo, em 1988, intitulada “A Mão Afro-Brasileira – Significado da contribuição artística e histórica”. O lapso de tempo entre as duas mostras marcou importantes conquistas referentes à constituição dos acervos dos museus brasileiros e sobre como eles espelham, ou não, a diversidade étnica, de gênero e classe da população do país. No momento em que se estabelece o necessário e profícuo debate sobre a relevância e circulação da produção intelectual e artística de minorias secularmente excluídas, convém lembrar a importância pioneira da mostra “A Mão Afro-brasileira”.
A publicação possui conteúdos extras como fotografias de todas as obras da exposição e documentos - cartas, comunicados e reportagens de jornais- da exposição organizada por Emanoel Araujo, em 1988,e que integram o acervo da Biblioteca Paulo Mendes de Almeida do MAM São Paulo.
Ficha técnica
Realização: Museu de Arte Moderna de São Paulo.
Textos: Cauê Alves, Claudinei Roberto da Silva, Elizabeth Machado, Sandra Mara Salles, e Siméia de Mello Araújo.
2023 (ed. única)
159 páginas
24 x 18 x 1,5 cm
Edição bilíngue: português/inglês
ISBN: 978-65-84721-11-1